voltar acima
a-arte-de-retribuir-por-A-Pajarita

A ARTE DE RETRIBUIR

Com o avizinhar do natal, a temporada mais generosa do ano, começamos a pensar na forma de mimar as nossas pessoas, amigos e família. Esta semana decidi escrever-vos sobre sugestões para esta época tão bonita, generosa e iluminada.

 

Vivemos momentos difíceis, num tempo novo que tanto nos desgasta e enche de incertezas.
Recordarmo-nos e recordar os nossos do quanto gostamos deles faz cada vez mais sentido e, com o distanciamento aconselhado, temos de encontrar outras formas, quem sabe mais criativas e intencionais, de fazermos chegar o nosso carinho.
As palavras ganham força e reforçam aquele abraço tão desejado que não podemos dar nem receber.

 

A época natalícia é um tempo de agradecimento, de generosidade para com os nossos e com os outros que fazem parte da nossa vida quotidiana. Embora se tenha tornado numa época voltada para o grande comércio, este ano, mais de que nunca, podemos reverter esta situação focando-nos nos autores e nos pequenos negócios, no valor acrescido que esses mimos podem aportar a quem compramos e a quem oferecemos.
Todos nós temos um papel a cumprir em consciência e com inteligência e alegria. Seja mantermo-nos recolhidos, saindo apenas para o essencial e cumprindo as medidas de segurança com todo o rigor e cuidado, seja contribuindo para que a economia local e os seus postos de trabalho se mantenham activos, seja ultrapassando a distância física e fazendo chegar ao outro lado aquele presente, mimo ou palavra tão especial e doce que deixará quem os recebe de coração bem aconchegado.
É igualmente a altura ideal para fazer um donativo a uma causa que vos seja próxima ou por quem tenham simpatia: eu escolho a Liga Portuguesa contra o Cancro e a Nariz Vermelho.

 

 

Sugestões doces e com valor acrescido

A primeira sugestão vai para os cartões ou postais, sejam eles alusivos à época ou com outros temas. Bonitos e cheio de sentimento, desejosos de serem exibidos e, quem sabe, ganhando uma nova vida, habitando uma moldura e alegrando um cantinho da vossa casa.
Para os nossos, que os conhecemos tão bem, juntaremos aquelas palavras que vão aquecer o coração, num bonito papel, impresso, texturizado ou mesmo num cartão pintado à mão. E podemos juntar uma fotografia com sorrisos largos (quem não gosta de imagens felizes?) ou um donativo em seu nome a uma instituição sem fins lucrativos (quem não gosta de gestos bonitos?), ou mesmo ambos, um trio – palavras, imagem e gesto -, mais que perfeito!
Generosidade, reconhecimento e carinho, aconchegados num envelope que apaga e cura a distância.

 

 

cartao-e-envelope-com-papel-feito-a-mao

Cartão e envelope pintado à mão, aguarela e papeis feitos à mão 100% algodão.

 

Postal-pintado-a-mão. A ARTE DE RETRIBUIR

Envelope dourado com postal pintado à mão e desenho frente e verso.

 

A ARTE DE RETRIBUIR

Postal de Natal com cartão em gravura e pintura e envelope verde seco.

 

 

Outra sugestão que vos faço, mantendo o papel como suporte, é uma ilustração original, seja ela um desenho, uma aguarela ou mesmo uma gravura. Pode ser  enviada por correio ou entregue em mão com ou sem moldura.

O vosso artista favorito pode criar esta oferta de forma personalizada e a gosto de quem a vai receber ou podem escolher um exemplar do portefólio existente. Esta é uma escolha que habitará um espaço especial, no coração e na parede, de quem a receber. Ao contemplar esta peça, o presenteado recordará sempre quem a ofereceu, naquele ano em que os abraços não existiram.

 

 

Aguarela A5 com envelope salmão.

Aguarela A5 com envelope salmão.

 

Aguarela A5 com envelope salmão.

Aguarela e desenho A5 com envelope salmão.

 

 

Para os que apreciam flores, estas também são uma excelente opção.

Desidratadas e com uma vida longa, um arranjo floral oferta poderá ser um destaque na casa de quem o receber – e até na mesa de Natal, evocando a presença dos que não estão.

E há tantas ideias a que podemos dar forma: um arranjo para a entrada, a mesa, a lareira ou um aparador, um arranjo suspenso para gostos mais alternativos, uma tradicional coroa de natal ou um ramo, para facilitar a sintonia com a decoração de cada casa.

 

 

arranjo-em-flores-secas

Arranjo suspenso em flores secas

 

 

Para os que gostam de mensagens simbólicas, a escolha de um pequeno objecto que represente a esperança, a boa sorte, o amor e a fertilidade, como uma andorinha em cerâmica feita à mão por artesãos, é uma ideia doce. O trabalho manual conta sempre muitas histórias e está carregado de significados e amor.

 

 

A ARTE DE RETRIBUIR

Andorinhas feitas à mão.

 

 

A última sugestão de hoje – mas não do meu arquivo de ideias -, que é a mais simples e com menos logística (e escolher algo fácil não tem que ser sinónimo de pouca atenção), é para os noivos. Podem sempre oferecer um vale de oferta da sua loja favorita e caprichar no packaging.

 

Os nossos vales de oferta são personalizados com o valor que pretendem oferecer e podem ser aplicados em qualquer um dos nossos serviços ou produtos. São feitos em papel fine art e, claro, lindos e delicados – tal como a assinatura A Pajarita que já conhecem tão bem.

 

Boas festas!

 

A ARTE DE RETRIBUIR, um texto escrito com a imprescindível ajuda habitual de Susana Esteves Pinto que tem uns cartões com envelope lindíssimos, vão espreitar!

 

[ Todos os produtos apresentados estão disponíveis para venda, contacte-nos. ]

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.