fbpx
voltar acima

Dias Desenhados de Raiz

 

Dias desenhados de raiz é a minha proposta de serviços que inclui a criação do estacionário e a decoração floral.

Como artista, interesso-me por vários materiais e meios para expressar a minha criatividade e colocá-la ao vosso serviço. Neste caso, falo de flores, essa matéria-prima tão delicada e cativante.

 

O serviço principal do estúdio criativo A Pajarita é a criação de estacionário de casamento, mas todos os anos aceito um punhado de projetos de design floral. E como os adoro!

Imaginar elementos florais que complementam a história que comecei a contar através do papel é algo que faz todo o sentido. Criar um prolongamento desta linguagem é empolgante, e dá seguimento ao conceito e paleta de cores escolhidos, e acrescenta novas nuances e acentos, agora com elementos mais esculturais e orgânicos.

 

É fundamental ter tempo para os pensar, para captar a essência de cada noiva e noivo, para encetar um diálogo entre diferentes peças, com combinações por vezes improváveis, sempre de uma forma simples e sustentável.

No meu processo de trabalho tenho uma regra básica: os projetos aceites nunca podem coincidir. Não tenho a ambição de fazer dois projetos florais no mesmo dia, nem em dias seguidos. O tempo não pode ser escasso nem corrido, afinal este dia é único e devo-vos a dedicação máxima.

 

Na sua criação, cada elemento deve ser feito de significados, seja a flor de lapela, que reflete a personalidade do noivo, ou o bouquet, que é a expressão do sonho da noiva.

A experiência levou-me a criar uma metodologia própria, que explico de forma detalhada aos casais que me pedem para florir os seus dias mais bonitos. Como faço poucos projetos de design floral, posso escolher os que me aportem mais liberdade criativa e, por isso mesmo, um resultado mais espetacular, sem constrangimentos ou pressões temporais.

Este serviço apenas está disponível , na sua componente de decoração de ambiente, para eventos de pequena escala (até 40 pessoas).

 

Como pedir um orçamento?

Se cada design floral é único e tem muitas variantes (de estação, de calendário, de elementos), todos os orçamentos têm de ser feitos à medida.

Mesmo já tendo desenhado os vossos convites e esteja a par da vossa bonita história, há elementos práticos que preciso saber para vos criar uma proposta de design floral.

Que espécies de flores gostam? O que adoram e o que nem pensar? Quais as cores, formatos e tamanhos? Que variedade de peças – bouquet de noiva, flor de lapela, acessórios para as madrinhas, padrinhos e os mais pequenos, por exemplo -, e o seu local (ou locais) de entrega?

Com esta informação já bastante detalhada, contruo a minha proposta de valor para o vosso projeto de design floral. Tenho um estilo generoso que se reflete especialmente no bouquet da noiva (o meu elemento favorito), sempre cheio de flores e parco em folhagem, só mesmo a indispensável que faça – e quando faça – sentido.

 

Como são entregues as flores?

Todos os detalhes florais com flores frescas são entregues em mão no dia do casamento e eu estou sempre presente. Não prescindo de cumprir o meu papel até ao fim, gosto de retificar se está tudo perfeito no ato da entrega. E, claro, não podia perder a primeira reação, a primeira troca de olhares com a noiva ao receber o bouquet com que sonhou!

 

Tenho o mesmo cuidado com as flores de lapela, e disponibilizo-me sempre para as colocar, quando as entrego. Assim tenho a certeza de que estão bem colocadas (de acordo com o protocolo, estilo de casaco e bem seguras).

Se os casacos não estiverem disponíveis, demonstro sempre como devem ser postas e certifico-me que ficam colocadas em água, à espera do seu momento.

 

Os restantes elementos que pela sua natureza estrutural não podem ser colocados em água como o porta-alianças, as pulseiras, as coroas de flores ou os tocados, devem permanecer à sombra, num local fresco e resguardado de mexidas e encontrões.

 

Tudo tem um ar tão fresco e viçoso!

 

Uma das minhas preocupações é fazer todos os elementos florais o mais próximo possível do momento de entrega. Quanto mais frescas as flores estiverem, mais tempo vão durar.

As flores chegam na véspera da data, frescas e radiantes, em pleno esplendor. De imediato, são limpas e colocadas em água.

Dependendo dos elementos a realizar e do volume de trabalho que tenho pela frente, calculo o momento ideal para começar a criar.

 

Marcamos antecipadamente uma hora para a entrega, sei que alguém me esperará abrindo-me a porta e indicando os recipientes com dois dedos de água fresca que pedi para estarem preparados para a minha chegada.

Mais do que manter as flores hidratadas, a jarra ou frasco vão servir para manter as flores na vertical, evitando a quebra ou vinco das pétalas. Cada flor foi escolhida por estar perfeita, cada pétala no seu esplendor, e esta pureza e perfeição ficam em risco ao pousarmos o ramo sobre o seu próprio peso.

 

Que tipo de eventos fazem?

Fazemos apenas decoração floral para eventos de pequena escala – cerimónias intimistas, baptizados e comunhões, aniversários e outras festas.

 

No caso da decoração floral da cerimónia, seja ela religiosa ou civil, os arranjos são todos preparados e iniciados no nosso atelier e transportados e finalizados no local, de forma a mantermos a limpeza e organização locais, mas não só – esta forma de trabalhar permite-nos afinar, da melhor forma, todas as peças que criámos em estúdio, quando colocadas no seu sítio final. Acrescentamos ou removemos volume, completamos o que possa faltar e retiramos o que possa estar a mais, para que no fim, quando olhamos, tudo esteja em perfeita harmonia!

 

O mesmo acontece com uma festa. Para evitar stress adicional para o espaço, naquelas horas contadas de montagem, com entradas e saídas de pessoas, cargas e descargas de material e um sem número de solicitações à equipa proprietária, levamos o máximo do trabalho feito no nosso atelier e finalizo apenas no local.

Há sempre uma flor que gostamos que esteja colocada de forma mais longa ou um ramo que descanse sobre a mesa, é imprescindível finalizarmos estes detalhes no próprio local. E tal como mencionámos acima, há sempre um ajuste entre o que idealizámos no estúdio e a posição de destaque que as flores têm na posição final que ocupam, já rodeadas dos outros elementos que as acompanham e no ambiente final do  espaço: estamos preparados para isso e a magia acontece mesmo no último toque.

 

Gostamos que tudo resulte, sem sobressaltos, e cause espanto a quem chega – essa é a principal razão de nos ficarmos pela pequena escala, onde temos mão no processo, tempo e imprevistos.

 

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.