Hoje quero falar-vos de sessões de inspiração: são um lugar de poesia para quem cria!
Uma sessão de inspiração é um exercício de estilo e de criação pura. Sem um cliente como destinatário, e dessa forma, sem os constrangimentos de orçamento, local, logística ou número de convidados (e múltiplos necessários), há espaço para a imaginação se expandir, sem travão. As escolhas que se fazem estão focadas no conceito que se quer ilustrar e neste contexto podemos, de facto, dar tudo!
Uma sessão de inspiração é um exercício de excesso, magia e sonho: as flores mais incríveis, a loiça e atoalhados perfeitos, aquelas duas (ou quatro) cadeiras esculturais, todos aqueles pequenos grandes detalhes que contam uma história sem protagonistas, através do cenário e objectos efémeros. É essa a sua função: maravilhar-nos, deixar-nos sem ar.
De casamento marcado, os noivos poderão questionar-se: então para que serve verdadeiramente todo este imaginário fantástico se nenhuma destas peças está disponível para o meu casamento, se estas flores são caríssimas para a dimensão da minha festa, se tudo isto parece impossível de concretizar?
Bom, é preciso compreender as diferenças entre uma e outra coisa, e as suas funções, para que servem, a que se destinam.
Uma sessão fotográfica ilustra a capacidade criativa dos seus participantes, e também a sua capacidade de execução. Mostra-nos a sua actualidade, a sua interpretação das tendências e ideias, os seus gostos, a sua visão do mundo. A sua assinatura, a sua alma. Tal como nos desfiles de alta-costura, aquelas peças não estão disponíveis nos cabides da loja. Foram criadas e existem para nos fazer sonhar, conectar com a marca, compreender o seu imaginário, suspirar. São objectos de desejo, tão só e apenas, e não temos que nos sentir frustrados por não os poder ter. São a ponte entre o sonho e a realidade e deles retiramos os detalhes, as linhas mestras que aplicaremos no nosso quotidiano, nos nossos momentos, na nossa vida.
Um elopement
A sessão de inspiração que vos trago hoje é um projecto criativo que evoca a misteriosa e sensorial Sintra, a geografia perfeita para dizer o “Sim!”.
Foi imaginada como um singular elopement, e este formato a dois ou um pouco alargado a duas mãos cheias de convidados permite-nos criar detalhes muito especiais, já que as suas quantidades são muito exíguas – uma clara vantagem!
Para esta sessão, criei um estacionário à imagem do casal protagonista, expressa através do papel feito à mão, linhas e traços soltos que desvendam a sua ligação.
Num ambiente misterioso e bucólico, há espaço para o encantamento se revele ao compasso da natureza, numa atmosfera artística, romântica e contemporânea, em sintonia com o mundo.
Este casal, sem origem ou destino definidos, verdadeiros cidadãos do mundo, declara as suas promessas de amor numa varanda de pedra com vista para a serra envolta na bruma. Tudo é intemporal e leve, etéreo.
O tempo pára, dão-se beijos apaixonados, proferem-se palavras de encantar e degusta-se a melhor gastronomia.
À mesa, a decoração segue as mesmas linhas naturais, orgânicas e bucólicas, apostamos nas texturas e na riqueza requintada dos detalhes sensoriais, as linhas, as cores, o toque. Os marcadores de lugar, marcadores de mesa e ementas são desenhados em papel feito à mão, com textura e um toque único.
Pequenos detalhes, grandes ideias
Nesta sessão inspirada, há um detalhe fundamental que salta à vista: o seu lado contemporâneo, moderno, em total sintonia com um ambiente romântico e delicado. Um não compromete o outro, antes pelo contrário, eleva-o. É um grande exercício de equilíbrio!
O noivo sem gravata, a giríssima bandolete da noiva e o seu vestido tão especial dizem-nos que são noivos independentes, confiantes, com mundo. O estacionário, as flores maravilhosas que decoram a mesa, a caligrafia, a decoração romântica do bolo garantem-nos que isto é um casamento clássico, intemporal e com tudo aquilo que faz parte do nosso imaginário sobre o dia mais bonito.
Tudo está certo, tudo está em sintonia: podemos ampliar uns detalhes, podemos podar outros. A porta está aberta para irmos à descoberta do nosso cenário perfeito!
INSPIRAÇÃO PARA CASAR NA MISTERIOSA SINTRA, um texto escrito a quatro mãos com a imprescindível Susana Esteves Pinto .
Fornecedores envolvidos nesta INSPIRAÇÃO PARA CASAR NA MISTERIOSA SINTRA:
estacionário: A PAJARITA; wedding planning & decoração: TALES; fotografia & video: SANDIE BOLOTO; vestido de noiva: ROMANCERA; fato do noivo: ROSA & TEIXEIRA; acessório de cabelo: MARY LOVE; sapatos: ANNA WALKER; design floral: KCKLIKO; cabelo & maquilhagem: CARLA D’OLIVEIRA; bolo: MIGALHA DOCE; espaço: CASA DOS PENEDOS, PENHA LONGA RESORT.