E damos as boas-vindas a 2022, um ano que espero que seja cheio de entusiasmo, inspiração, amor e saúde.
Que não nos falte motivo para festejar nem força para lutar pelos nossos sonhos!
Escolhi para o primeiro artigo do ano um dia em tons doces – é assim que recordo os noivos Joana e Aurélio, um casal que emana simpatia e uma vibração singular.
A doce Joana é fisioterapeuta e professora de Pilates, e o cheio-de-talentos Aurélio é professor e cinturão negro de Wing Chun. Foram aluna e professor desta arte marcial, tornaram-se amigos e, mais tarde, floresceu um grande amor.
Entre nós houve uma empatia forte e natural, desde o primeiro momento, com muita tranquilidade e boas vibrações – senti que se trabalhássemos juntos, algo muito bonito iria resultar.
O seu plano era um casamento descontraído e intimista, rodeados das suas pessoas queridas e abraçados pela natureza – e foi exatamente isso que aconteceu!
O estacionário de casamento
Para o estacionário, a cor era bem-vinda, afinal o momento era de muita alegria e a Joana tinha um grande apreço por flores.
Escolhi um convite de casamento em forma de envelope, com duas dobras e uma superfície grande para criar algo leve e com respiro. No seu interior, o texto anuncia a boa-nova, abraçado por manchas de cor aguareladas e rematado por uma ilustração algo desconstruída da natureza, entre salpicos de alegria. Para guardar com delicadeza esta bonita notícia, o convite foi lacrado em tom de ouro velho com duas flores secas, em tons de rosa coral e bege.
Para além do convite de casamento, criei uma mensagem de boas-vindas para a cerimónia. Esta peça foi pensada e desenhada para ter uma segunda e longa vida na entrada da casa dos noivos. Adoro quando os detalhes de um casamento são versáteis e têm uma dupla função, é uma forma inteligente de evitar o desperdício e prolonga a vida de elementos tão bonitos e especiais.
No salão, para indicar os lugares aos convidados, criei um seating plan composto por cartões, uma solução sempre muito versátil que pode ser adaptada a cada espaço e suporte. Mantive a mesma linguagem gráfica do convite, incluindo o apontamento de lacre e flores secas.
Chegado ao seu lugar, cada convidado encontrava uma ementa individual a descrever o delicioso repasto e, sem saber, por baixo do assento da sua cadeira, estava um envelope com uma raspadinha, não vá a sorte estar à espreita!
Para guardar palavras de amor, de alegria e momentos para mais tarde recordar, o livro de honra não podia faltar. Escolhi um livro com a capa em papel de arroz com uma ilustração na linha do convite de casamento e cosido com fio de linho.
Detalhes florais para os noivos: bouquet de noiva e flor de lapela
Para complementar o lindíssimo look da Joana, que escolheu um vestido maravilhoso, rico em detalhes, e uns sapatinhos delicados, fiz um bouquet de noiva generoso, com diferentes espécies de flores em tons doces, tal como a sua inesquecível voz.
Para Aurélio, fiz uma flor de lapela com as mesmas flores do bouquet de noiva, que complementaram e se destacaram lindamente no seu look elegante em tons de azul e branco.
Os homens da família também foram mimados, e as flores de lapela foram feitas à medida de cada um, uma versão mais clássica para os pais de ambos, outras, mais juvenis, para os filhos do noivo.
As meninas das alianças, uma dupla fofíssima, foram coroadas com flores iguais ao bouquet da noiva, rematadas com um laço rosa.
A mais pequenina levou as alianças num aro de flores e a mais crescidinha, uma mensagem divertida para o Aurélio.
E assim, prontíssimas e compenetradas da sua missão, abriam caminho para o encontro dos dois, neste dia tão bonito.
A cerimónia
Não consigo deixar de partilhar convosco as imagens desta bonita cerimónia que aconteceu, ao ar livre, na Casa das Tílias. A alegria é palpável e contagiante.
Não há nada mais bonito que um sorriso gigante e genuíno!
Fechamos este artigo com imagens divertidas e cheias de alegria. Que dia bonito o da Joana e Aurélio…. Que o Wing Chun, o catalisador deste amor, seja sempre uma força de união e que a vida vos sorria docemente, sempre. Um brinde aos noivos!
JOANA E AURÉLIO: DOCES FORÇAS DA NATUREZA!, um texto escrito a quatro mãos com a imprescindível Susana Esteves Pinto.
Estacionário de casamento e bouquet de noiva, flor de lapela e elementos florais: A PAJARITA;
Fotografia de casamento: José Luis Arras;
Espaço de cerimónia e festa: Casa das Tílias;
Para saber mais sobre Wing Chun: Academia LIO MONK.