fbpx
voltar acima
o-batizado-da-Heleninha

O BAPTIZADO DA HELENINHA

Hoje é dia de mostrar o estacionário de uma pequena grande cliente: a doce Heleninha!

Esta fofíssima bebé é fruto do amor da Rita e Alexandre: um casal que me confiou o seu estacionário de casamento, o anúncio de um marco importante na vida da Rita e que agora anuncia um dia muito especial na vida da sua filha.

Sempre muito empenhados naquilo que planeiam, Rita e Alexandre não deixam nada ao acaso, primando sempre pela procura de algo diferente e qualitativo.

O batizado da Heleninha, como docemente a tratam, não podia ser excepção!

 

o-baptizado-da-Heleninha

 

O evento

O baptizado é um rito de iniciação, marcado simbolicamente através da água, presente em várias religiões. Evoca pureza e protecção, celebrando o nascimento de um bebé, apresentando-o à família e amigos.

Tal como todas as celebrações, o momento torna-se mais especial quando partilhado com os entes queridos e este foi o caso do baptizado que vos trago hoje.

Para este dia, tudo foi pensado ao pormenor para ser a primeira celebração bonita e especial da bebé Heleninha: do estacionário à indumentária, da cerimónia à festa!

 

Elementos do estacionário de baptizado: o convite de baptizado

Desenhei um convite de baptizado em papel manual 100% algodão, num tom de chá.

Anunciando a primeira celebração de Heleninha, este convite tinha o formato quadrado, com um monograma e, sob olhar atento de um anjo da guarda aconchegado entre flores, anunciava todos os detalhes sobre a celebração do baptizado da Heleninha.

Escolhi motivos cheios de simbologia: a palavra anjo tem origem no termo grego ággelos, que significa mensageiro, são os seres celestiais criados por Deus para serem seus emissários. As flores remetem-nos para a entrega a Deus, a evolução espiritual e a própria alma.

Na cristandade, a flor era um símbolo de perfeição espiritual da alma, representando o paraíso e a infância.

 

convite-baptizado-da-Heleninha

 

Elementos do estacionário de baptizado: o guia da cerimónia

Tal como nos casamentos e outras celebrações religiosas, a cerimónia tem uma estrutura específica, com discursos, leituras e cânticos que pode ser novidade para muitos.

Para facilitar e melhorar a experiência dos convidados, unindo todos num mesmo fio condutor, fiz um guia de cerimónia – um livrinho cosido à mão, com capa em papel manual igual ao do convite e no seguimento do design original.

 

missal-de-baptizado-da-Heleninha

 

Elementos do estacionário de baptizado: juras de amor

Como mencionei no início deste texto, Rita e Alexandre, os pais da Heleninha não deixam nada ao acaso. Para este evento tão marcante na vida de todos, foi pensado um momento na cerimónia em que os pais e padrinhos puderam recitar palavras de amor para a Heleninha.

Para além das emoções vividas nesse momento único, as palavras ficaram materializadas num livrinho a combinar com todo o estacionário, laçado com uma delicada fita.

Quando a Heleninha for mais crescida, poderá ler estas palavras de amor e emocionar-se de igual forma!

 

o-baptizado-da-Heleninha

 

A festa

Seguimos da cerimónia religiosa para a festa!

Numa fantástica sala do Palácio do Freixo, as mesas estavam decoradas a rigor, com toda a elegância. Aqui, criei ementas individuais e marcadores de lugar nominais, em forma de banner,  usando sempre o mesmo papel manual, tonalidades e motivos decorativos.

 

estacionário-da-festa-de-baptizado

 

Para guardar a memória deste dia tão doce, fiz ainda uma pequena pagela, combinando na frente a imagem criada para o batizado e, no verso, a clássica e intemporal oração ao Anjo da Guarda, que acompanhará a pequena Heleninha ao longo da sua vida.

 

Com uma alegria genuína de quem vê uma bonita família florir e tem o privilégio de acompanhar e estar presente – ainda que de forma remota, discreta e simbólica -, nos seus dias mais bonitos, despeço-me esperando que estas imagens e palavras inspirem quem prepara um dos dia mais bonitos do seu rebento!

 

 

O BAPTIZADO DA HELENINHA, um texto escrito a quatro mãos, com a imprescindível Susana Esteves Pinto.

 

estacionário de baptizado: A Pajarita;

fotografia: 135 Milímetros;

local: Palácio do Freixo;

w. planner: Patricia de Sousa

Comentários

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.