Hoje escrevo-vos sobre uma tradição que nasceu sem qualquer intenção inicial.
Falo-vos de um objeto comercial – um calendário anual que comunica a marca – que, através da minha linguagem artística e criativa, transformo num objeto de autor, com edição exclusiva e limitada, colecionável, para ser desfrutado apenas pelos verdadeiros apreciadores das artes do papel!
O começo
Em 2018, a propósito da conferência O Negócio, que juntou os profissionais do mercado de casamento em Novembro, em Lisboa, desenhei o meu primeiro calendário, para ser incluído no kit de boas-vindas para os participantes no evento. Escolhi uma imagem simples, no formato A5, e o meu intuito foi mostrar que a beleza está onde a conseguimos ver, essa beleza quase estranha e intrigante que representa A PAJARITA.
No ano seguinte, a convite do Simplesmente Branco, desenho o seu calendário anual que celebra dez anos de vida digital, uma década rica de inspiração, bom gosto e elegância.
Este calendário, foi de alguma forma premonitório e criado com um espírito de liberdade. Hoje, olho para ele, nas suas últimas semanas de existência útil e continua a fazer um sentido absoluto, de uma mancha densa e consumidora que pode representar este novo tempo desgastante em que vivemos (quem diria, desenhado com um ano de antecedência…), somos engolidos ou libertamo-nos. Como em tudo a vida, depende do sentido que seguimos, do que queremos ler.
Para mim, é esse voo que nos liberta daquilo que nos limita, que nos permite um sentimento de resiliência e profundo desejo de superação.
Este ano, decidi tornar este objecto quase devoluto numa peça única da minha expressão, artística, com a assinatura A PAJARITA. E esta será a minha nova tradição.
O calendário de 2021
No meu calendário para 2021, quero que a sua função vá para além de acompanhar o correr do tempo e a agenda dos dias. Quero que seja algo mais, um espaço onde o toque, esse que tanto nos faltou este ano, seja possível. Que a imagem não tenha cor, só os socalcos provocados por cortes de goiva possam ser sentidos, e esse espaço possa ser de cada um. Convido à reflexão singular sobre os desejos para 2021, após a mais estranha das experiências que atravessámos neste ano que fecha sem saudade.
Esta xilogravura impressa a seco foi gravada diretamente na madeira, sem desenho prévio, a partir da memória de um momento vivido num espaço idílico. Da imagem mental, passando pelo emoção que vibra no meu coração a cada gesto que a minha mão traduz, nasce esta matriz, um espaço que espero que o sintam como eu, como vosso.
Da minha cabeça, do meu coração e das minhas mãos, saiu uma árvore num pinhal, onde se podem encostar ou sentar, e em frente olhar e ver o que mais desejam.
Eu vejo o mar, o infinito mar que me liberta sempre assente na terra e me deixa voar em plena liberdade, que me alimenta a alma e me aproxima de quem mais sinto falta, que me enche de paz de espírito, sonhos e vontade de me superar, que me lembra que a minha felicidade está nas pequenas coisas.
Este ano foi duro, desgastante e novo para todos nós, repensamos a importância das coisas, de quem nos rodeia e de quem faz parte do nosso pequeno mundo. É tudo tão relativo e o tempo tão frágil, que só faz sentido dedicarmo-nos a quem se identifica genuinamente com o que somos e com o que fazemos.
O giveaway
Este calendário só faz sentido para quem o desejar, para o quem o apreciar, por isso a sua edição é limitada e numerada em vinte unidades.
Cinco destas unidades vão estar disponíveis para sorteio num giveaway que farei, através de uma publicação na conta de Instagram de A PAJARITA.
Adianto-vos já as condições para este sorteio, que publicarei na conta do Instagram:
- seguir a conta A PAJARITA;
- comentar, tagando um amigo. Quanto mais comentarem mais probabilidade terão de ganhar!
- partilhar a publicação referente ao sorteio nas respetivas stories.
A participação é válida a partir das 13h de 4 de Dezembro (sexta-feira), até às 23.59h de 9 de Dezembro (quarta-feira).
Os vencedores serão selecionados de forma aleatória através da aplicação SorteioGram e, no dia seguinte, 10 de Dezembro, serão contactados por mensagem privada.
Será atribuído apenas um calendário a cada participante. No caso do vencedor não reclamar o seu calendário até dia 15 de Dezembro, ficará disponível para novo sorteio.
Todos os participantes terão de ter mais de 18 anos e residir em Portugal. Este giveaway não é patrocinado pelo Instagram.
Os portes de envio serão a cargo d’A PAJARITA.
Espero que vos entusiasme, que o desejem sentir, tanto quanto eu.
Boa sorte!
UMA TRADIÇÃO NÃO INTENCIONAL, um texto escrito com a imprescindível e habitual ajuda de Susana Esteves Pinto.