Por norma, são os noivos que me leem, mas todos eles, num momento ou outro, já foram ou serão também convidados.
Os bons conselhos de hoje são, precisamente, para eles – os convidados!
Deixo-lhes dez mandamentos para ser um convidado perfeito, imprescindíveis e de senso comum, que farão de si a melhor das companhias.
Seguimos passo a passo, desde o momento em que recebe o vosso convite até ao abraço apertado no fim da festa.
1. Dê uma resposta clara.
Confirme a sua presença (ou ausência) atempadamente. E não confirme sem a certeza de que irá. Se tem dúvidas ou não lhe é possível confirmar no intervalo de tempo indicado, converse honestamente com o casal. Um falso “sim”, sobretudo se multiplicado por mais convidados, pode causar grandes dores de cabeça com a logística, do catering ao seating plan.
2. Confirme o nome do acompanhante.
Se levar companhia, confirme a presença de ambos e indique o nome de quem vai consigo. A informação é essencial para os materiais gráficos (seating plan, marcador de lugar e outros materiais) e adições de última hora são sempre um stress desnecessário para todos os envolvidos (casal, fornecedor de convites, gráfica que imprime os suportes, equipa que monta a decoração).
3. Só é convidado quem está mencionado.
Se o convite mencionar expressamente que crianças não são permitidas, não pergunte se pode levar os seus filhos. Se esta informação não for clara, sinta-se à vontade para perguntar educadamente.
4. Só vai quem é convidado.
Se o seu convite especificar o nome do seu acompanhante e essa pessoa não puder comparecer, não traga outra companhia. A menos que os noivos lhe tenham dito explicitamente que o pode fazer, as únicas pessoas convidadas para o casamento são… as pessoas que foram convidadas para o casamento!
5. Não há substituições.
Se o seu convite não disser “e Convidado”, terá mesmo de ir sozinho, e divertir-se na companhia de quem lá está (e, quem sabe, conhecer alguém interessante…). Não é simpático acrescentar pessoas (e custos) sem consideração pelos noivos.
6. Seja pontual
Chegue ao casamento à hora indicada no convite (ou quinze minutos antes, vai encontrar amigos, família, ponha a conversa em dia). Seja cortês!
7. O casamento não é só a festa.
Mesmo que não faça o seu género, assista à cerimónia, que é algo importante para os noivos. Se foi convidado é porque a sua presença é imprescindível e querem partilhar cada momento especial consigo.
8. Viva e deixe viver o momento.
Durante a cerimónia, desligue o som do telemóvel (e deixe o telefone no bolso ou na mala). Esteja presente, viva a importância literal ou simbólica do momento, esteja lá para o casal, não por si. Mesmo que os noivos lhe digam que não se importam que tire algumas fotografias com o seu smartphone, pelo menos certifique-se que o flash, toque, alarmes, vibração e notificações estão totalmente desligadas e em silêncio. E não se coloque à frente dos profissionais que foram contratados para registar esse dia, como se costuma dizer, “muito ajuda quem não atrapalha”.
9. Nada de branco.
Não use vestido branco (a menos que seja solicitado de forma explícita). Como o branco é reservado para a noiva, evite também o creme e o marfim.
10. Nada de excessos.
Não beba até ao esquecimento. Aproveite o bar aberto, mas saiba seus limites. Mantenha algum controle e, sobretudo, garanta a sua segurança e a dos seus, no regresso a casa.
Resumindo, um exercício de senso comum e consideração por quem o convidou. Espero que o ponha em prática, até ao próximo artigo.
DEZ MANDAMENTOS PARA UM CONVIDADO PERFEITO, um texto escrito a quatro mãos: Alexandra Barbosa e a revisão da imprescindível Susana Esteves Pinto.