Sentemo-nos para perceber as diferenças!
“Seating” ou “sitting” plan são a mesma coisa?
Quando começamos a mergulhar no processo de planear o casamento, entre tantas coisas novas e desconhecidas, aparece também um vocabulário estranho e às vezes confuso ou a pedir clareza.
Conceitos novos, definições surpreendentes ou um leque vasto de estrangeirismos entram na conversa e os casais são confrontados com um novo vocabulário. E como não reconhecemos as palavras num primeiro instante, há o risco de deixar passar, aqui ou acolá, uma gralha ou incorreção. Não queremos que isso aconteça!
Hoje quero explorar convosco a diferença ortográfica (e de conceito) entre seating e sitting, palavras por vezes usadas de forma pouco precisa.
Não se deixem enganar pela semelhança, são duas palavras diferentes, ainda que se relacionam entre si.
Se planear a disposição dos lugares dos convidados e das mesas no salão de festas costuma ser uma tarefa complexa para muitos casais, vamos esclarecer conceitos para vos ajudar.
Seating ou Sitting?
Ambos indicam a mesa que foi destinada a cada convidado.
O seating plan indica flexibilidade, apontando apenas a mesa a que o convidado se deve dirigir, permitindo a escolha do lugar.
Já o sitting plan é um formato de precisão: o convidado encontra a mesa e o lugar exato a ocupar.
São duas formas de organizar a disposição do plano de sala e de orientar os convidados, e ambos os formatos aportam também uma componente criativa que complementa a decoração.
Seating plan: função e forma
O seating plan ou plano de mesas é uma peça imprescindível na comunicação sem atrito da festa.
A sua função é comunicar, de forma clara, rápida e muito eficaz, uma informação importante e que precisa de ser apreendida sem esforço – ninguém quer um aglomerado de convidados confusos a bloquear a entrada do salão…!
A sua localização é um ponto focal e agregador e muitas vezes o primeiro lamiré sobre a decoração da festa que espera os convidados, após a cerimónia e o cocktail.
Pode ser um cartaz ou um conjunto de cartões onde cada mesa, numerada ou denominada, lista os convidados. Bastará descobrir a sua localização no plano da sala, e escolher um lugar.
Sitting plan: função e forma
Já o sitting plan ou plano de assentos já é algo mais completo, facultativo e adicional, que indica a mesa e o lugar específico de cada convidado.
Este formato mais controlado e assertivo garante a distribuição e arrumação de lugares, evita reservas ou trocas e espelha também o cuidado e dedicação que os noivos tiveram com todos os seus convidados, um a um.
Na minha vasta experiência em desenhar estacionário para a festa do casamento, a distribuição de lugares é pensada essencialmente de duas formas:
1ª Um cartaz, posicionado à entrada do salão, com o plano das mesas (como estão distribuídas na sala), numeradas, e os respetivos nomes identificando o lugar (ou uma variação gráfica ou visual deste mapeamento);
2ª Um cartaz colocado no exterior onde se indica a mesa a que convidado se deve dirigir e ao chegar à mesma, o lugar está marcado nominalmente com um bonito cartão, o que acaba por ser o somatório do seating plan e marcador de lugar.
Este cartão pode ser colocado de diferentes formas, seguindo a estética que marca o evento: colocado acima do prato marcador, sobre o guardanapo ou a fazer o par prefeito com o menu. Será certamente um detalhe do agrado dos vossos convidados.
O estacionário é uma componente muito marcante do vosso dia, e não se extingue no convite de casamento. Ter objetos bonitos que completam a narrativa e pontuam os vários momentos do dia complementa e eleva a decoração.
Espero que tenha sido esclarecedor e que vos ajude a tomar uma decisão informada quando forem sentar os vossos convidados!
Até ao próximo artigo.
“SEATING PLAN” OU “SITTING PLAN”?, um texto escrito a quatro mãos: Alexandra Barbosa e a revisão da imprescindível Susana Esteves Pinto.