Outubro fecha-se com inspiração na vida real: um amor irradiante, um projecto e um casal que me tocaram de forma singular e emocionante, desde do primeiro momento.
De coração aberto, sem artifícios, sentámo-nos a conversar. A doçura e a assertividade foram evidentes desde o início, conscientes do que gostavam e queriam, e rapidamente percebi o caminho bonito que o seu projecto tomaria.
ANUNCIAR O DIA MAIS BONITO: OS CONVITES
Os noivos Ana Lúcia e Sérgio descreveram-me um estacionário que refletisse uma simplicidade sofisticada.
Quando dei início a este trabalho, senti que tinha de encontrar uma flor que transmitisse a aura dos noivos, a sua alma. O monograma teria um apontamento floral e esse teria de ser simbólico.
Tinha que ser uma flor que crescesse naturalmente, que fosse generosa, delicada e sensível, porque era assim que os via. A Lierre de Provence, uma flor branca de forma e beleza depuradas de artifício, com linhas fluidas, revelou-se a escolha perfeita para abraçar as iniciais do casal, como que comungando da mesma aura e linguagem.
Para manter esta linha de elegância sóbria e discreta, optei por uma paleta de cores neutras: azul marinho, branco pérola e um toque rico e quente de dourado.
ESTACIONÁRIO DA CERIMÓNIA: MISSAL
O missal, que guia os noivos e convidados pelas palavras, momentos e protocolos da cerimónia, foi cosido à mão. A capa manteve a linha gráfica que começou no convite de casamento, substituindo o monograma por uma ilustração da igreja rodeada de flores e, no interior, a estrutura fixa Sacramento do Matrimónio, as Leituras e os Cânticos escolhidos.
OS DETALHES DA FESTA
A linha gráfica delicada e sóbria continuou nos restantes elementos que criámos para acompanhar a recepção e festa.
Para acolher com dedicação e muito amor os seus entes queridos, foram criados um seating plan, marcadores de mesa e ementas. A decoração da belíssima Casa do Egipto complementou com delicadeza e simplicidade a linguagem visual que desenvolvemos a pedido dos noivos, valorizando a alegria de festejar com amigos e família o amor único que os une.
AMOR SEM LIMITES
A generosidade do seu trato foi visível desde logo, quando mencionaram o seu plano para as lembranças. Em vez das costumeiras ofertas aos convidados que tantas vezes acabam numa gaveta perdida, escolheram um gesto generoso e de vida longa: o apadrinhamento de uma criança em Moçambique (e o seu acesso a uma educação mais completa), através da ONGD SOPRO , com sede em Barcelos.
Muito mais do que uma lembrança, é um gesto que ficará para sempre na memória de todos os que partilharam este dia tão bonito, onde também me incluo. Mais do que um objecto ou bem material, ofereceram esperança, uma lufada de ar fresco no futuro de uma criança, um compromisso a longo prazo, um acto de amor e um coração generoso e quente.
Um pequeno grande gesto com uma enorme repercussão, o apadrinhamento do pequeno Vanito, deixou-nos a todos muito emocionados, tenho a certeza.
Um casamento tem muitas facetas, funções e significados. Pode ser apenas sobre a união logística e jurídica; pode ser sobre a pompa e circunstância dos seus símbolos e sonhos, o vestido, o bouquet, a decoração, a festa; e pode, também, ser sobre os valores intangíveis, puros e absolutos, que nos ligam e emocionam: o amor, a generosidade e a conexão. E pode ser tudo isto junto, também.
Este generoso casal escolheu irradiar amor, propagá-lo de forma poderosa e consequente, com impacto directo na qualidade de vida e futuro de um ser humano – e isso é imensamente comovente e especial.
Desde o momento que comecei a trabalhar com a Ana Lúcia e Sérgio, percebi que não iam apenas celebrar a sua união, iam partilhar amor, celebrar o amor em múltiplas formas.
Não podia deixar de vos contar a sua história, para inspirar quem está a planear o seu dia, como exemplo de que um casamento pode ser, de facto, a nossa imagem em todos os sentidos, cheio de amor, festa e compromisso. Um amor que se expande para além da fronteira, para além de duas pessoas. Um amor que irradia e toca todos.
Despeço-me, brindando à Ana Lúcia e ao Sérgio, desejando-lhes as maiores felicidades e que nunca deixem de ser um sol radiante e inspirador.
Palavra da Noiva:
“Simplesmente Soberbo
A Pajarita proporciona um serviço fenomenal, cheio de requinte e fora do vulgar. É um serviço mágico. No que concerne ao serviço (produto final e todo o processo), só tenho uma coisa a dizer: soberbo.
A Alexandra é magnífica, super profissional, carismática, e de um elevado bom gosto e educação. O serviço foi perfeito, com tudo pensado ao pormenor. Toda a nossa essência foi transmitida no trabalho final realizado pela Alexandra. Uma profissional de excelência, com uma visão extraordinária e com uma delicadeza incrível. Fez-nos sentir como se nos conhecêssemos há muito tempo.
A Alexandra lê a nossa alma.”
UM AMOR IRRADIANTE, um texto escrito a quatro mãos, com a imprescindível Susana Esteves Pinto, com fotografias Tree Wishes e Alexandra Barbosa.