Ideias inspiradas na arte para um casamento criativo
Hoje vou falar-vos sobre como combinar uma das minhas paixões com vosso dia mais bonito: a Arte.
Do estacionário de casamento à festa, existem muitas possibilidades para demonstrar alguns dos vossos interesses em comum, dando um toque tão pessoal e especial (de que tanto gosto) ao vosso casamento.
Se a arte é uma das vossas paixões, incluir detalhes inspirados da vossa peça favorita, como uma paleta cromática ou a sensação que vos provoca, é uma excelente forma de expressão e identidade.
O mundo da Arte é amplo e diversificado, tanto nas suas linguagens quanto nos movimentos artísticos, proporcionando-nos inspiração muito versátil e adaptável ao estilo de casamento que têm em mente.
Escolhi alguns exemplos, para vos mostrar o potencial desta abordagem, espelhada em detalhes práticos para cada momento do vosso dia: o anúncio, a celebração e a festa.
Estacionário de Casamento
O estacionário de casamento, composto por uma (convite de casamento) ou mais peças (anúncio, missal, ementa, programa, plano de mesas, marcador, etiquetas, sinalética, etc.), pode homenagear ou inspirar-se de muitas formas no universo artístico. Estes são alguns dos exemplos que podemos explorar:
- Uma obra de arte
Podemos usar um detalhe da vossa obra favorita no convite ou a totalidade da mesma no forro do envelope, deixando fluir variações da imagem ou criar novas imagens que remetem a essa homenagem nos diferentes elementos do estacionário.
- Um estilo artístico
Se gostam da ideia de ter uma pintura da cidade ou da igreja onde vão casar, posso criar uma imagem desse local segundo o estilo artístico com que se identificam, como por exemplo, o surrealismo (ou podemos recorrer a um artista específico).
Se gostam de obras que recorrem sempre a mesma técnica artística, como por exemplo a aguarela, podemos partir daí para a criação do vosso convite, pintando peça a peça.
Cerimónia do casamento
Ao escolher o local onde vão dizer o “sim!”, também podemos ter em conta esta vossa paixão.
Se optarem por uma cerimónia religiosa, escolham uma igreja histórica com frescos, pinturas ou profusamente decorada e com muitos detalhes arquitetónicos – os edifícios do período barroco serão perfeitos para belas inspirações.
Já se optarem por uma cerimónia civil, casar numa galeria de arte ou criar um cenário com telas que posteriormente podem ter uma segunda vida, fazendo parte da decoração da vossa casa, pode ser a opção mais interessante e que nos dará pano para mangas.
A festa
Durante o copo-d’água, a arte pode ser incluída, enquadrando o ambiente com uma beleza especial. Estas são algumas das minhas sugestões:
- uma mensagem de boas-vindas pintada e que posteriormente podem colocar em vossa casa;
- marcadores de mesa pintados à mão, que poderão emoldurar e usar na decoração da vossa casa ou oferecer aos convidados mais especiais;
- uma tela de grandes dimensões, que é colocada como cenário de fundo da mesa dos noivos ou de um belíssimo photobooth;
- uma tela onde os convidados vão intervindo ao longo do dia, criando uma pintura coletiva. A tela pode ter um desenho orientador ou podemos criar uma sugestão temática clara que vá guiando os artistas improvisados;
- o bolo dos noivos pintado à mão, inspirado na vossa obra de arte favorita;
- uma peça ou edição de autor para presentear os convidados na hora da despedida.
Casamentos que incorporam Arte fazem-me sonhar. Espero que tenham gostado destas sugestões e se deixem levar pelo que vos une e inspira. Garanto que o resultado será sempre inesquecível e marcante para vocês e para os vossos convidados tão especiais. Eu estarei deste lado para vos ajudar.
Até ao próximo artigo!
Encontre no Pinterest estas e outras inspirações.
ARTE & CASAMENTO, um texto escrito a quatro mãos: Alexandra Barbosa e a imprescindível Susana Esteves Pinto.