Como fazer?
Os últimos 6 meses.
Hoje, retomamos à contagem decrescente com os últimos 6 meses com o entusiasmo de quem está prestes a realizar um sonho. Vamos lá!
4 A 6 MESES ANTES
8. Comida e decoração
Com a data a aproximar-se, é altura de pensar na festa com mais detalhe. Marquem as vossas provas gastronómicas e afinem o menu, até porque já terão a maior parte das confirmações dos convidados do vosso lado. É também o momento para começar a detalhar a decoração, por isso visitem os espaços com os vossos fornecedores, avaliem tudo o que é necessário, e não se esqueçam de partilhar constrangimentos (como alergias e restrições alimentares, mobilidade reduzida, faixas etárias dos convidados), ideias, sonhos e preocupações.
9. Música
Como o tempo é o melhor conselheiro, vão fazendo anotações sobre as músicas que mais gostam e as que querem para os momentos mais emblemáticos. E se não vos ocorre nada, peçam sugestões ao vosso Dj.
Recomendação importante – pensem nos vossos convidados, que tipo de pessoas são, mais tímidos e reservados, verdadeiros party animals, dados ao bailarico ou às noites temáticas das discotecas da moda, um pouco de tudo? A vossa equipa de animação saberá como melhor os servir!
10. Provas
Tanto o vestido de noiva, como o fato do noivo, terão várias provas para ajustes – é nesta janela temporal que vão acontecer a maior parte delas, e ficará uma prova final para fazer mais próxima da data do casamento.
2 MESES ANTES
11. Personalizar a cerimónia
Esta é a altura ideal para personalizar a cerimónia, já estamos perto, já sentimos o nervoso miudinho, mas ainda temos tempo suficiente para respirar fundo, absorver o momento e desfrutar com calma.
Escrevam os vossos votos e não se preocupem em serem Ases da escrita, as palavras simples vindas do coração são sempre genuínas e emocionantes. E se quiserem mais eloquência no momento, há profissionais no mercado para vos ajudarem a por cá fora todas as coisas bonitas que vos envolvem o coração.
12. Prova de makeup e cabelo
Com tempo suficiente e o look mais do que decidido, é o momento para afinar (e desfrutar) os assuntos de beleza, junto dos profissionais que escolheram.
1 MÊS ANTES
13. Plano do dia
Está tudo em marcha, com muitas solicitações em simultâneo, por isso o melhor é fazer um plano do dia, tanto junto dos profissionais, como com o grupo restrito de amigos e familiares que vos vão dar uma ajudinha no dia, seja com alguma boleia adicional, pequenos preparativos ou um papel na organização. Ter claro, para todos, quem deve estar onde e quando, quem é responsável pelo quê, e a que horas tudo começa e como se desenrola, é a melhor forma de garantir que tudo desliza sem solavancos e sem tensão. Imprevistos haverá sempre, mas com muito mais leveza.
Não se esqueçam de confirmar moradas e contactos!
14. Estacionário da festa
É tempo de pegar numa das tarefas mais complicadas (dize-nos os noivos!): organizar as mesas. Façam-no com tempo, preparem-se para imprevistos de última hora e sejam atentos às especificidades dos vossos convidados (resguardem os mais velhos das correntes de ar e colunas barulhentas, não deixem solteiros sozinhos em mesas de pares, juntem os mais pequenos onde possam estar à vontade).
Finalizem o estacionário da cerimónia (votos, missais, cones para pétalas…) e da festa (planos de mesa, menus, marcadores de mesa…).
2 SEMANAS ANTES
15. Confirmação e distribuição de tarefas
Confirmem com o espaço e catering o número final de convidados.
Atribuam as últimas tarefas. Delegar é sempre uma boa opção para os noivos, evita preocupações e garante que tudo é feito ainda que seja tarefas simples como levar o porta-alianças ou o ramo para atirar às solteiras durante a festa. Escolham as vossas ajudas com critério e confiem.
1 SEMANA ANTES
Confirmar é o verbo! Retifiquem que tudo está preparado, distribuído, entendido, pago. Separem a vossa lista de confirmações por tópicos ou temas (noiva, noivo, o que entregar no espaço da festa, etc.) e certifiquem-se que não esqueceram de nenhum detalhe.
NO DIA ANTERIOR
É hora de descansar! Durmam bem, relaxem, mimem-se.
O GRANDE DIA
Aproveitem!
A sensação de borboletas na barriga é natural, é um dia especial e anseiam que tudo corra bem. Confiem nos profissionais e aproveitem, que o dia passa a correr.
Mantenham-se hidratados e bem alimentados, não queremos quebras de tensão (comecem com um belo pequeno-almoço)!
Apoiem-se, mimem-se entre si, este é o vosso dia.
Fizeram o vosso melhor no planeamento, prepararam tudo para os vossos convidados serem bem recebidos, agora é o momento de ignorarem inseguranças, sejam elas vossas ou de quem vos rodeia. Olhem um para o outro como este fosse o último dia, dancem e brindem ao vosso amor. Se estiverem felizes, todos os que vos rodeiam assim se sentirão!
Espero que vos seja útil esta breve compilação de um ano de planeamento, que se divirtam em todo o processo e que tenham um dia tal como o sonharam.
Se precisarem de mim, aqui estarei de braços abertos para vos receber.
Até próximo artigo!
CRONOGRAMA PARA CASAMENTO II, um texto escrito a quatro mãos: Alexandra Barbosa e a imprescindível Susana Esteves Pinto.