fbpx
voltar acima

O BONITO DIA DO PEQUENO FRANCISCO

A par de todo o estacionário de casamento, parte do meu tempo profissional é alocado à criação de estacionário de batizado para os mais pequeninos.

Hoje quero mostrar-vos o processo de criação do estacionário do bonito dia do Francisco, um bebé amoroso e tímido que tive o prazer de conhecer.

A sua mamã, Ana Raquel, estava a planear o seu batizado quando conversámos.

Para o Francisco, idealizava um dia em tons de verde-água e amarelo clarinho, suaves e aguarelados, cheios de simbologia. Como não pretendia uma combinação de cores tipicamente de menino, escolheu o verde, uma cor cheia de esperança para uma vida plena e feliz, e o amarelo, símbolo de luz e alegria.

Com este ponto de partida, dei asas ao meu processo criativo, para um estacionário de batizado bem doce!

 

O convite

Começamos pelo anúncio do dia, um convite leve e doce como o sorriso de uma criança. Com um formato que se assemelha a um envelope, o convite do Francisco desdobra-se ao abrir, de forma singela, anunciando o dia do seu batismo.

Para ilustrar o interior, escolhi uma pincelada que funde os dois tons escolhidos e, no mesmo tom, um delicado passarinho, símbolo da espiritualidade e do que envolve a conexão entre o céu e a terra, os temas desta celebração tão especial.

No canto inferior direito, algo que nunca pode faltar: salpicos de alegria e entusiasmo.

No exterior, cada convite apresenta apenas o nome do seu destinatário numa tipografia caligrafada e, para o fecho, optámos por singelos pingos de lacre em ouro velho e um pequeno pé de vegetação.

O dia bonito do bebé Francisco é assim anunciado de forma simples e delicada!

 

convite-do-batizado-francisco-por-A-Pajarita

o-bonito-dia-do-francisco-2

 

A combinar com o convite, criei também um pequeno missal para que todos os convidados presentes pudessem acompanhar com detalhe a cerimónia.

Para dar um cunho pessoal ao ritual e também como registo para memória futura, os Pais e Padrinho dedicaram doces palavras que leram ao Francisco durante a cerimónia. Estas mensagens, tão pessoais e cheias de emoção, ficaram eternizadas em pequenos livrinhos a combinar com o missal. Que detalhe tão bonito, não concordam?

 

missal-do-bonito-dia-do-francisco

votos-para-o-batizado-do-francisco

 

Para relembrar este dia bonito e agradecer a presença de todos, uma oferta de batizado lindíssima e cheia de significado: andorinhas de cerâmica, salpicadas de entusiasmo e felicidade, com assinatura da Golden Bird.

O packaging desta oferta ficou por minha conta: criei uma bonita caixa feita à mão, onde cada andorinha pousava sobre um fofo papel de seda. Fechava-se lacrada e despedia-se do convidado com uma frase alusiva ao dia do Francisco.

 

lembranças-de-batizado-por-A-Pajarita

 

Uma vantagem destes tempos de pandemia (há que ver o copo meio cheio…!), é o facto de as celebrações envolverem grupos mais pequenos. Esta diminuição de escala, permite muito mais atenção aos detalhes, mais trabalho artesanal e dedicado, mais ideias que florescem e resultados que espelham esse tempo e dedicação.

O sonho, o espanto e a beleza devem estar sempre presentes nos nossos dias, tal como estiveram no bonito dia do pequeno Francisco!

 

O BONITO DIA DO PEQUENO FRANCISCO, um texto escrito a quatro mãos com a imprescindível Susana Esteves Pinto.

Estacionário e fotografias: A PAJARITA

Andorinhas: Golden Bird

Comentários

Submeter comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.